sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Idosos de Tancos vão ao médico em carrinha da junta



Idosos são transportados e acompanhados ao médico, gratuitamente, numa carrinha de cinco lugares comprada pela Junta de freguesia. Podem ainda pedir ajuda para que lhes paguem as facturas da água, luz, telefone ou gás.


Desde 1 de Junho que a população mais velha de Tancos, Vila Nova da Barquinha, conta com uma ajuda preciosa: a Junta de Freguesia, liderada por Manuel Pequito Cardoso (PS), assegura o transporte, gratuito, a pessoas com mais de 60 anos que necessitam de ir ao médico e têm mais dificuldades nessa deslocação ou de pagar, por exemplo, facturas de água, telefone, luz ou gás. Nesta última situação, se o utente não quiser sair de casa, entrega a factura com o dinheiro e pode ficar descansado que a funcionária da junta, Natália Sofia Santos, 30 anos, dá conta do recado. A carrinha só não serve para levar os idosos às compras ao supermercado.


Na freguesia de Tancos residem cerca de 450 pessoas e mais de metade tem idade superior a 65 anos. “Foi a melhor coisa de que o senhor presidente da junta se podia ter lembrado” contou ao nosso jornal Hortênsia da Conceição Lopes, 69 anos, que já utilizou os serviços da carrinha por cinco vezes, três das quais para ir ao médico. Antes, esta habitante costumava percorrer cerca de 3,5 quilómetros a pé até Vila Nova de Barquinha, enchia-se de coragem e era pelo próprio pé que também regressava.


A funcionária da Junta visita todos os idosos duas vezes por semana para relacionar as suas necessidades. O objectivo, segundo Manuel Cardoso, é tão só ajudar todos, independentemente da sua situação socioeconómica, os que não tem transporte ou familiares por perto que os apoiem nesse sentido. Para tal, a Junta de freguesia adquiriu, sem qualquer comparticipação, uma carrinha (em segunda mão e com 30 mil quilómetros) de cinco lugares, no valor de 12 mil e 300 euros.


A ideia surgiu em meados de Maio, após uma reunião que envolveu a Câmara de Vila Nova da Barquinha, Juntas de Freguesia, representante da Segurança Social e da Santa Casa Misericórdia, que se juntaram para delinear um projecto de apoio a idosos. “Saímos de lá com uma mão cheia de nada. Mais tarde, em conjunto com o meu tesoureiro, tivemos esta ideia uma vez que andámos a auscultar a necessidade das pessoas”, explica o autarca a O MIRANTE.


Manuel Cardoso fez um pedido ao Centro de Emprego no sentido de lhe enviarem uma pessoa, “com carta de condução”, para que fosse possível dar seguimento ao projecto que também apresentou a esta instituição. A escolhida foi Natália Sofia Santos, que o autarca considera ser a pessoa com o perfil certo para exercer este tipo de funções. Cabe, portanto, ao Centro de Emprego pagar o vencimento desta funcionária, suportando a Junta de Freguesia apenas uma percentagem (20%) do seu vencimento, o seguro contra acidentes pessoais e subsídio de alimentação. “De outro modo não poderíamos implantar isto uma vez que representava uma despesa de 10 mil euros por ano”, considera o autarca.

“Alguns idosos choram de alegria. Estão contentes e ficam admirados de não pagar nada”, conta Manuel Cardoso, que preside os destinos da Junta há 12 anos consecutivos. O autarca anuncia que o próximo projecto passa por transformar o antigo edifício da escola primária num centro de convívio para idosos e, simultaneamente, albergue da juventude para acolher grupos de jovens que venham visitar a região.

Nenhum comentário: