Pedro Dionísio, 29 anos, professor de educação física, quer singrar como cantor em Portugal mas com os pés bem assentes na terra. O sonho toca os limites mas para já vai divulgando os seus originais ao ritmo de um por mês numa página de Internet concebida para o efeito.
“12 meses, 12 temas, 12 downloads”. É o que se lê assim que entramos na página www.dyonysyo.com. Neste sítio os intranautas têm a possibilidade de fazerem um download gratuito das músicas de Pedro Dyonyso, nome artístico do jovem que nasceu a 29 de Dezembro de 1978 em Torres Novas mas sempre viveu no Entroncamento. A ideia é no final do ano reunir as 12 carruagens de músicas de originais numa colectânea de nome “Cópia Legal”.
O gosto do jovem pela música tocou-lhe forte aos 13 anos e nunca mais o largou. Pedro Dyonysio chegou a ter um ano e meio de formação musical (guitarra clássica) no Orfeão do Entroncamento mas depois decidiu ser autodidacta. “Quando dei por mim já andava por aí a tocar em todo o lado, como em festas de escolas e bares e a partir daí foram surgindo uns projectos atrás dos outros”, contou. Há 4 anos lançou em
Quando chegou a altura de tirar um curso superior desceu à terra e entrou para Educação Física na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, na Universidade de Coimbra, curso que lhe garantiu um emprego no final da licenciatura. “A música é um escape para mim. Na altura ponderei bem e cheguei à conclusão que tinha muito mais saídas profissionais com o curso de Educação Física do que com um de música”, atesta.
Pelo sexto ano lectivo a dar aulas numa escola secundária, o projecto musical em que está envolvido actualmente acaba por lhe absorver todo o tempo que sobra. A ideia surgiu-lhe em Novembro e só precisou de arranjar alguém para lhe conceber a página, que ficou pronta em Dezembro, altura em que preparou a primeira música e o videoclip para lançar em Janeiro. “Este projecto acaba por ser a apresentação de um álbum só que em vez de estar a usar uma editora para fazê-lo chegar ao público faço isto tudo através deste site”, explica, salientando que ali as pessoas encontram tudo o que sai normalmente num CD. “As letras e músicas estão todas aqui, coloco os grafismos como se fosse a capa de um CD e a distribuição é feita pela Internet através de email ou hi5”, prossegue, acreditando que desta maneira a sua música chega a qualquer lado do mundo.
“A Máquina”, a primeira música que Pedro Dyonysio apresentou no website, programado pelo webmaster Miguel Nogueira, é dedicada à sua cidade. “Achei que era interessante fazer uma pequena homenagem ao Entroncamento uma vez que esta viagem parte a partir daqui. Para mim o comboio é o aspecto primordial do Entroncamento e não os fenómenos como muita gente acredita”, aponta o jovem. A música tem uma sonoridade cativante e o videoclip, onde o avô do jovem faz uma perninha como figurante, já mereceu honras televisivas a 14 de Março. Seguiram-se originais “Linha de Loucura” (Fevereiro) e Clã dos Malvados (Março), todos cantados em português.
O jovem quer chegar “até onde o deixarem ir” e, por agora, aposta na divulgação do seu trabalho. “Penso que hoje em dia os álbuns de música já não são fonte de rendimento para os músicos devido à pirataria. No meu site o download é legal pelo que passa por ser uma forma de combater a pirataria”, aponta, reforçando que “a ideia passa por divulgar as músicas e aguardar pelas oportunidades que essa divulgação possa ocasionar.
“Quero dar um passo de cada vez e fazer o melhor possível ao longo deste trajecto. No final do ano existe a hipótese de reunir estas músicas todas e organizar um espectáculo, com outros músicos, onde estas músicas possam ser tocadas ao vivo, contando com alguns patrocínios”, aponta. E termina: “O projecto já iniciou viagem e a partir daqui só Deus sabe o que me reserva”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário