quinta-feira, 22 de abril de 2010

22.º Encontro de caminheiros do CALMA com participantes espanhóis





Grupo de Espanha participou na iniciativa que colocou 360 pessoas a caminhar na freguesia de Asseiceira, Tomar.


Apesar da chuva, cerca de 350 pessoas fizeram-se ao caminho na manhã do último domingo, 18 de Fevereiro, na freguesia de Asseiceira, Tomar. Este ano, um grupo marcava a diferença. Eram 40 e vieram de Béjar e Ávila, Salamanca, Espanha para participar no 22.º Encontro Nacional de Caminheiros organizado pelo CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção de Tomar, acrescentando-se, por isso, o epíteto 1.º Ibérico no cartaz que divulgou a iniciativa.

Os caminheiros partiram já depois das 10 horas da manhã, junto do Salão Paroquial da Linhaceira, fazendo um percurso de cerca de 12 quilómetros, junto à Foz do Rio, local onde o Rio Nabão desagua no Rio Zêzere. Pelo caminho, iam recebendo apoio da organização que lhes perguntava se alguém queria desistir. Poucos aceitaram a ajuda. Mesmo com a chuva que caia e os obrigava a um esforço extra de terem que caminhar carregando os chapéu-de-chuva.






Partidas divertem caminheiros


Diversão foi o ingrediente chave da edição este ano que foi apimentada por algumas partidas protagonizadas pelos actores da Oficina de Teatro da Canto Firme de Tomar. Os caminheiros foram surpreendidos, por exemplo, por “dois ciganos” que vendiam ceroulas ao preço da chuva. As reacções foram diversas. Alguns paravam, trocavam graçolas e até tiravam fotografias. Outros, convencidos que de verdadeiros vendedores ambulantes se tratavam, aceleravam o passo. Mais à frente encontraram uns trabalhadores da junta que, por causa das obras, não os deixavam passar por ali e noutro ponto da caminhada, após uma grande subida, eram aconselhados por “especialistas equipados a rigor”, a suster a respiração por causa da nuvem de cinzas vulcânicas. O que não dava jeito nenhum a vinha literalmente com “os bofes de fora”.

(Ler reportagem integral aqui)

Nenhum comentário: