terça-feira, 10 de março de 2009

Em Tomar ainda se fazem bailes de finalistas como antigamente


Alunos da Escola Secundária de Santa Maria do Olival, em Tomar, prepararam uma mega-produção para a noite deste sábado, 28 de Fevereiro.

Todos os anos a história repete-se e suge o mesmo sentimento de nostalgia. É chegado o dia do Baile de Finalistas. É o momento que anuncia uma viragem, a entrada no mundo profissional ou noutro grau de ensino. O tempo passa e as diferenças que se encontram entre os bailes de antigamente e os das novas gerações são muitas. Se antigamente as moças, muitas vezes, costuravamos os seus próprios vestidos, as raparigas da nova geração escolhem-no com vários meses de antecedência, comprando os modelos que gostam ou o tecido para mandar confeccionar a uma costureira. Combinam umas com as outras as cores e compimentos dos vestidos que vão usar, “para não irem muito diferentes umas das outras”, e experimentam sapatos, penteados e maquilhagens. Menos preocupados, por norma, os rapazes pensam na indumentária na semana que antecede o grande dia. Os pais continuam, na maioria das vezes, a acompanhar os filhos neste dia mas, certamente já não se preocupam tanto com os atrevimentos dos jovens casais. A música é variada. Começa com um som mais clássico e acaba numa tenda com um DJ a colocar batidas de discoteca. Pelo menos esse vai ser o programa que vai ser vivido no próximo sábado, 28, na Escola Secundária de Santa Maria do Olival (ESSMO) em Tomar, num ambiente de gala onde o galmour de outros tempos foi recuperado.

Desde Novembro que uma comissão de dez alunos do 12º ano, das várias àreas profissionais e elementos da associação de estudantes, em conjunto com o Conselho Executivo, na pessoa da vice-presidente Natália Nogueira, uniram-se com o objectivo de edificar “o maior e melhor baile de finalistas” da história de Tomar. Querem preservar alguns aspectos a tradição, como a valsa da meia-noite, mas não esquecem daquilo que os jovens de hoje gostam. Aproveitaram todos os tempos livres, entre aulas, para organizar as ideias e contaram com o apoio de uma empresa produtora de eventos. Os alunos que participaram na organização do evento consideram que esta é “uma noite única de glamour e exclusividade”. Rosana Garcia, 17 anos, já foi a outros bailes de finalistas mas já sente um friozinho na barriga só de pensar que este é o seu último ano como estudante no Liceu. Escolheu o tecido para fazer o vestido em Janeiro e está preocupada com os pormenores de adorno. Stephano, 18 anos, vai de smoking. “Quem é finalista deve ter o cuidado de vir bem arranjado. O ambiente assim o pede, uma vez que se vai parecer com tudo menos com uma escola”, refere.

O objectivo da comissão de finalistas passa por realizar um baile que propicie uma noite “verdadeiramente inesquecível” aos participantes, contando com a presença mediática da actriz e modelo Mariana Monteiro, da série juvenil ”Morangos com Acúcar” que será a anfitriã do evento. Os alunos finalistas vão ter um lacinho ao peito para se distinguirem dos restantes convidados. Afinal, não se pode esquecer que esta é a noite deles. Para o início da noite, cerca das 20h30, o baile começa com uma actuação ap vivo de Nuno Flores da banda Corvos. É depois abrilhantado com a banda local “À Part”. No intervalo da actuação das bandas procede-se à entrega de diplomas aos finalistas pelos directores de turma. Este ano são 160 os alunos que vão concluir o 12.º ano. Á meia-noite dança-se a valsa, momento que já não acontecia nos últimos bailes de fialistas.

Já no final da noite, o evento principal desloca-se para uma tenda de 700 m2 montada no campo de jogos da escola. “Será a primeira vez que é montada uma tenda disco num baile de finalistas animada pelo Dj The Fox”, refere Francisco Tavares, presidente da Associação de Estudantes, que salienta o facto deste ser um dos disco-joquei mais famosos de Portugal. O baile é aberto a toda a população. A questão da segurança vai ser bastante acautelada, com a colaboração da PSP local e a contratação de sete elementos de segurança. O ingresso custa 10 euros para finalistas e 12 euros para não finalistas.

(reportagem completa na versão imprensa de O MIRANTE)

Nenhum comentário: