domingo, 29 de agosto de 2010

Centro de Dia do Souto (Abrantes) precisa de um telhado novo



Nova cobertura está orçada entre 50 a 60 mil euros, dinheiro que a associação não dispõe.

O telhado do Centro de Dia do Souto, no concelho de Abrantes, que foi destruído pelo temporal que assolou toda a região no dia 23 de Dezembro, precisa de uma nova cobertura mas direcção continua à espera de respostas em relação a um eventual apoio do Estado dado que esta empreitada custará entre 50 e 60 mil euros, dinheiro que não existe nos cofres da associação, inaugurada em 1995 pelo Governador Civil da altura, José Marçal Ruivo da Silva.

Logo a seguir à intempérie, os Bombeiros de Abrantes colocaram telas para proteger as as partes que foram arrancadas com a força do vento e a direcção comunicou, de imediato, a situação ao Governo Civil de Santarém, Câmara Municipal de Abrantes e ao Centro Regional de Segurança Social de Santarém no sentido de obter apoios monetários para substituir a cobertura. Até ao momento, e apesar da troca de missivas, a resposta positiva não chegou pelo que a direcção do Centro receia que no próximo Inverno a situação se mantenha, colocando em perigo o funcionamento da instituição, uma vez que as telas já se encontram em más condições.

“Que bem-estar poderemos proporcionar aos cerca de vinte e dois idosos utentes do Centro, alguns dos quais em cadeira de rodas?”, questiona Manuel Traquina, presidente da Direcção, antes de subir ao escadote para mostrar à repórter o estado em que se encontra a cobertura.

NOTA Á MARGEM: Subi ao telhado para fazer esta reportagem. Há muito que não me acontecia mas nem pensei duas vezes. Se o trabalho é sobre o telhado há que subir para ver e fotografar o telhado. Felizmente que não sofro de vertigens.

Nenhum comentário: